ADS

Rússia planeja enviar homem à Lua após 3 missões não tripuladas

A Rússia planeja uma missão tripulada à Lua, declarou nesta terça-feira Victor Khartov, diretor-geral do consórcio aeroespacial Lavochkin. Antes, porém, realizará três missões não tripuladas ao satélite natural da Terra.
"Existe um renascimento do interesse pela Lua. A Rússia também tem projetos neste sentido. Foram eleitos os locais para a alunissagem das duas primeiras missões, os polos norte e sul do satélite", disse Khartov, citado pela agência Interfax.
As duas primeiras missões não tripuladas — Luna Resurs e Luna Glob — retomam o programa das sondas Luna, dos tempos da extinta União Soviética.


O projeto Lunas-Resurs será executado em conjunto com a Índia, que fornecerá o foguete e o veículo lunar que será colocado na superfície da Lua por meio de um módulo de descenso fabricado pela Rússia.


Feito exclusivamente pelos russos, o Luna-Glob, prevê o lançamento e alunissagem de um aparelho que, uma vez no terreno, irá recolher amostras de pó lunar, da mesma forma que a terceira missão, Luna-Grunt.


Assim que todas as missões não tripuladas forem concluídas, a indústria aeroespacial russa dará início aos preparativos para enviar uma nave tripulada ao satélite.


"Para isso, primeiro deve ser preparada a infraestrutura. O tempo das visitas à Lua já passou", disse Khartov em alusão à missão americana de 1969.


Nova corrida lunar — O homem não vai à Lua desde 1972, quando a Apollo 17 levou os últimos três astronautas americanos ao satélite. A Rússia abandonou seus planos de mandar seres humanos à Lua quatro anos depois, ao cancelar seu programa N1-L3. A missão secretamente rivalizava com o projeto Apollo, mas foi evidentemente superada pelos Estados Unidos.

O renovado interesse russo coloca mais um concorrente à nova disputa que se desenha para as próximas décadas. Os Estados Unidos têm planos de voltar à Lua (e quem sabe ir a Marte) nos próximos anos. A China também, impulsionada pela sua forte economia, quer avançar com seu programa espacial — que colocou seu primeiro astronauta no espaço em 2003 — e ir à Lua entre 2020 e 2025.



© Via Veja online E MATALEONE
Rússia planeja enviar homem à Lua após 3 missões não tripuladas Rússia planeja enviar homem à Lua após 3 missões não tripuladas Reviewed by Delio on 08:52 Rating: 5

Nenhum comentário

Subscribe to Templateism